18.7.2010
 
Festival de Enduro acontece com chuva e Argentina é a melhor equipe


 

O Festival Internacional Enduro Brasil 2010 em sua 3ª edição aconteceu nos dias 16 e 17 de julho.

A principal competição do evento foi a Copa das Nações Young Rider, que aconteceu na sexta-feira, com 37 conjuntos. Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, África do Sul largaram às 6h para percorrer 120 Km em busca de uma medalha, individual ou por equipe.

No entanto, a prova não foi fácil e a chuva da semana castigou os caminhos que seriam percorridos pelos jovens. Ainda assim, foi uma competição rápida, mas que contou com mais eliminações do que dos anos anteriores.

A grande campeã foi Carolina Barbosa, de Minas Gerais, que montou Exceladin As Sahara. Para chegar ao ouro, o conjunto completou a prova em 5h29min21s e a uma velocidade média de 19,90 Km/h. No último anel a jovem chegou a bater 26,02 Km/h, ultrapassando a vice-campeã Manuela Basombrio, da Argentina, que montou WN Shamruk. Manu, como é carinhosamente chamada, fez a prova a 18,72 Km/h. Exceladin recebeu também o troféu de Best Condition.

O bronze individual ficou para Iuri Timoner que montou Herceiro Rach e somou 17,7 Km/h.

A única equipe a finalizar com três conjuntos foi Argentina, conquistando assim o ouro da competição.

No sábado aconteceram duas competições: 120 Km Sênior e Paradise Open 80 Km. O grande vencedor dos 120 Km adulto foi Matheus Grande montando Be Winner. Como já haviam tomando conhecimento que as eliminações foram acima da expectativas no dia anterior, os adultos fizeram uma prova mais lenta, mas ainda assim mantiveram uma boa média.

Matheus e seu cavalo comemoram a vitória com velocidade média de 17,7 Km/h. O vice campeão foi Carlos Maia com Lafitte MA e a 17,36 Km/h. O português João Raposo montou Cataguases CSM, do Haras Morada do Sol, e chegou em 2º lugar, no entanto, sentiu o gosto amargo da eliminação no final da prova, após completar os 120 Km. 

Renato Salvador, de Minas Gerais, garantiu então o 3º lugar com Frontera Endurance, a mesma égua que Renato foi campeão na competição de 80 Km em 2009, no mesmo evento. Renato e Frontera somaram 17,01 Km/h. Mas o Best Condition não foi para nenhum desses colocados: WN Pompéia que foi montada por Rafael Salvador recebeu o título de melhor cavalo da competição.

Na disputa de 80 Km a vitória ficou para o Uruguai, com Sofia Castells que montou Lisboa Endurance, do Haras Lorien. O conjunto fez a prova a 19,97 Km/h e no último anel somou 25,43 Km/h. Sofia proporcionou emocionante sprint ao parear com a gaúcha Ana Flávia Ilkiu que montou FHJ Jyma. 

Em terceiro lugar ficou Valmir Pereira com Romênia Endurance, com velocidade média de 19,78 Km/h.No sábado de noite, aconteceu o Leilão do Rancho Santa Cândida com média super satisfatória no valor de venda dos cavalos e na sequência aconteceu a premiação e festa de encerramento.

Somando três dias de acontecimento, o Festival reuniu 80 conjuntos em suas três competições, entre enduristas brasileiros e estrangeiros, contando com um publico de mais de 400 pessoas.

Silvio Arroyo, organizador da prova, comenta que o Festival mais uma vez reforça o sucesso do evento pela 3ª consecutiva “Organizar um evento desse porte não é tarefa fácil, mas a cada ano superamos expectativas”.

O Festival Internacional Enduro Brasil teve as chancelas da Federação Eqüestre Internacional (FEI), Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista de Hipismo. Contou ainda com apoios da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Sabesp, Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), Culotes Ginet e patrocínios de CSN, Luigi Bertolli, Universidade Guarulhos.

 

Maiores informações

Paula Nascimento

11 8970-4157

hskp_assessoria@hotmail.com


 
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Paula Nascimento
(11) 9875-3089/ 8970-4157
imprensa@harasmoradadosol.com.br
paula@hskp.com.br

 

 


1.1.2013
Contato
14.12.2010
CONTATO
13.12.2010
Contato

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005, Haras Morada do Sol.