Domingo, 19 de Maio de 2024
Cadastre seu e-mail para receber notícias sobre o HSK.
30.8.2007
 
As Brasileiras lideram o ranking mundial de jovens cavaleiros de Enduro Eqüestre



Lista divulgada pela Federação Eqüestre Internacional (FEI) aponta Ana Carla Maciel como a número um do mundo na categoria Young Rider, seguida de perto por Karina Arroyo, a segunda colocada. Outros seis enduristas brasileiros – quatro jovens e dois adultos - aparecem entre os vinte melhores do mundo

O enduro eqüestre acaba de proporcionar mais um feito histórico para o hipismo brasileiro. Afinal, duas amazonas do país ocupam a liderança do ranking mundial de jovens cavaleiros da modalidade, conquistando uma dobradinha inédita na história dos esportes hípicos nacionais.
Divulgado na manhã desta quinta-feira pela Federação Eqüestre Internacional (FEI), o ranking mundial da categoria é liderado pela amazona paulista Ana Carla Maciel. Já na segunda posição da lista que determina os melhores enduristas jovens da atual temporada está a também paulista Karina Camargo Arroyo. Além disso, outros dois enduristas adultos brasileiros e quatro jovens aparecem entre os melhores do mundo.
Amigas de longa data, Ana Carla e Karina têm representado o país em diversas disputas internacionais ao longo das últimas temporadas. Neste ano, por exemplo, elas integraram as delegações brasileiras em duas importantes competições: o Campeonato Mundial da Argentina, disputado em março, e o 6º Campeonato Pan-americano do Brasil, realizado em julho.

A atual líder do ranking mundial possui um currículo recheado de importantes títulos. Além de ter integrado o time brasileiro que conquistou recentemente a medalha de ouro pan-americana, Ana Carla fez parte das equipes brasileiras que conseguiram as medalhas de bronze das duas mais recentes edições do Campeonato Mundial de Jovens Cavaleiros. A amazona paulista também se sagrou campeã brasileira de 2005, tendo obtido o vice-campeonato da competição nas temporadas 2003 e 2007.

Karina Arroyo, por sua vez, ganhou uma grande projeção na temporada passada quando se tornou a primeira brasileira a liderar um ranking mundial. A jovem esportista também participou de importantes conquistas do hipismo nacional. Em 2005, ela fez parte da equipe medalhista de ouro no Pan-americano da Argentina. Este ano, integrou a equipe que obteve a medalha de bronze no Campeonato Mundial. Além disso, foi a primeira colocada dos rankings brasileiro e paulista do ano passado.

Para chegar à liderança do ranking mundial, as duas amazonas brasileiras somaram importantes pontos em provas chanceladas pela FEI, tanto no Brasil como no exterior. Entre os países em que as enduristas competiram este ano estão o Uruguai, a Argentina, a França e a Namíbia.

Excelência técnica

O enduro eqüestre brasileiro tem dado seguidas mostras do elevado nível técnico que atingiu nos últimos tempos. Em menos de um ano, a modalidade obteve quatro feitos de relevância histórica para o hipismo nacional. O primeiro deles foi a chegada de uma brasileira à liderança de um ranking mundial, no fim do ano passado. Depois, em março deste ano, a equipe young rider brasileira conquistou a medalha de bronze no mundial da categoria. Mais recentemente, em julho, o enduro verde e amarelo voltou a fazer bonito, arrebatando quatro medalhas pan-americanas, sendo três ouros e uma prata, numa campanha brilhante durante o 6º Campeonato Pan-americano. Já o quarto feito acaba de acontecer, com a dobradinha brasileira no ranking mundial, elaborado pela Federação Eqüestre Internacional.

Além disso, a presença de oito enduristas brasileiros, seis jovens e dois adultos, entre os vinte melhores do mundo é motivo de comemoração para o hipismo nacional. Na listagem da categoria young rider - que conta com 303 nomes de todo mundo -, além de Ana Carla e Karina também aparecem os seguintes esportistas: Priscila Santos (6ª), Aline Honório (7ª), Patrícia Taliberti (11ª) e Diego Mortatti Carlos (20º). Por sua vez, o ranking adulto traz os nomes de Mariana Cesarino (15ª) e Léo Steinbruch (20º).

30/08/2007
Pedro Rebouças
Assessor de Comunicação
Instituto Enduro Brasil
(11) 4739-2299 / (11) 9638-4954
imprensa@enduroequestre.com


 
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Paula Nascimento
(11) 9875-3089/ 8339-5970
imprensa@harasmoradadosol.com.br
paulaimprensa@terra.com.br

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005, Haras Morada do Sol.