Domingo, 19 de Maio de 2024
Cadastre seu e-mail para receber notícias sobre o HSK.
1.12.2005
 
Após dois anos de preparação Karina chega ao mundial


Está tudo pronto para a mogiana Karina Arroyo embarcar para o mundial Young Riders de Enduro Eqüestre que acontece dia 17 de dezembro em Bahrain, no Golfo Pérsico.

Será a primeira vez que Karina participará de um mundial, conquista de muito orgulho para a mogiana que lutou dois anos para chegar a isso. A endurista sempre almejou provas fortes, fora do país, mas um mundial é o topo no mundo hípico.

Tudo começou no ano de 2002, quando o Centro de Treinamento Haras Morada do Sol, de propriedade de seus pais, investiram na contratação de um veterinário voltado para o esporte e que iria preparar os cavalos da propriedade para fortes provas, visando o mundial de 2005.

Karina conta que tudo isso ocorre porque não é apenas o bom treinamento que acarreta na integração da equipe brasileira, são detalhes que apenas quem está envolvido muitas vezes sabe: “Quando tudo começou selecionamos os cavalos que eu faria prova nas observatórias para o mundial, porque além da avaliação que existe dos enduristas, é muito importante a avaliação dos animais, que devem estar extremamente preparados para prova de tal porte”. Ela esclarece que além das provas observatórias que aconteceram em vários locais, inclusive no Panamericano em Abril de 2005 na Argentina, houveram também treinos e exames veterinários constantes no decorrer desses dois anos, que foram intensificados nos últimos meses.

Neste ano de 2005 Karina fez algumas provas em outros países, também investimento feito visando o projeto do mundial, uma vez que estas competições proporcionaram a ela importantes experiências. Além de ter participado do Panamericano em Pinamar, na Argentina, prova que integrou a equipe brasileira e conquistou medalha de ouro por equipes, a amazonas também passou pelo Chile e França, país que é atualmente considerado o país do enduro.

Karina formará conjunto com a égua HSK Nadjin, uma anglo árabe de 8 anos, que foi adquirida pelo Haras Morada do Sol no ano de 2003, já visando o mundial.
Nadjin embarcou para Bahrain na madrugada de terça-feira (às 5h). Todos os cavalos da delegação brasileira embarcaram juntos. A ida dos cavalos foi antes para que o estresse da viagem não interferisse no rendimento da competição, além de que eles necessitam se adaptar não só ao lugar da prova, bem como a temperatura do local, que é de extrema preocupação para os veterinários da delegação da equipe brasileira.

Nesta época do ano em Bahrain a temperatura oscila muito entre o dia e a noite, chegando de 0º a 30º. Além disso, Karina conta que existem outras preocupações da delegação brasileira, como as trilhas de lá que são totalmente planas, em areia, porque é basicamente no deserto, enquanto que aqui no Brasil as trilhas são com subidas, descidas e o piso bem diferente. Tudo isso acaba interferindo na velocidade, que para os árabes não altera em nada, porque já estão acostumados e que inclusive andam a uma velocidade muito alta.

Nadjin e Karina é um conjunto que já conquistou inúmeros títulos para o Centro de Treinamento Haras Morada do Sol, além dos prêmios de Best Condition nas provas que fez neste ano. Agora a meta de Karina é trazer um título para o Brasil: “No último mundial nosso país ficou com o 4º lugar por equipes e garantiu o Best Condition. Espero conseguir estar entre os primeiros neste mundial e contribuir com os outros integrantes da equipe brasileira, para que possamos trazer uma ou mais medalhas para o Brasil”.

A equipe de apoio da delegação brasileira embarcou nesta quinta-feira (dia 01) para Bahrain.

A mogiana embarca dia 11 de dezembro com volta prevista para dia 21 do mesmo mês e espera como presente do Papai Noel um bom desempenho na prova.

 
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Paula Nascimento
(11) 9875-3089/ 8339-5970
imprensa@harasmoradadosol.com.br
paulaimprensa@terra.com.br

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005, Haras Morada do Sol.